Revisão do E50

Projetado para ser o aparelho de entrada na linha “E” da Nokia, o E50 é o mais simples de todos os celulares voltados para o mercado corporativo.


Junto com seu irmão com teclado QWERTY, o E62, o E50 tem o hardware mais limitado que os outros integrantes da série, com um processador único ARM 9 de 235MHz, sem WLAN nem WCDMA.

Mesmo assim, o aparelhinho não faz feio. Ele é quadriband (GSM 850, GSM 900, GSM 1800 e GSM 1900), tem o sistema Symbian S60 3rd Edition, roda quase todos os programas que o E61 roda, tem o mesmo sistema de bluetooth do E62 (que é melhor do que o do E61), tem um som espetacular e é muito fino.

Existem duas versões do aparelho. Uma tem câmera de 1.3Mpixels e a outra vem sem ela. O meu E50 é nacional da Oi e é o da versão que tem câmera.

Até agora, estou gostando bastante do E50. Não tenho como avaliar as funções de rede dele porque meu plano da Oi não tem pacote de dados e ele ainda está bloqueado para a Oi. Assim que eles conseguirem desbloquear o aparelho (espero que seja em breve) vou testar com o chip da Claro e complemento essa postagem.

Vamos começar com os defeitos para terminar com as qualidades:

Defeitos

1) Não tem WLAN nem WCDMA. Tudo bem, isso não é um defeito muito grave, até porque o preço compensa bastante. Quanto ao WCDMA, não faz falta nenhuma aqui no Brasil, rsrsrs.

2) A bateria dura muito pouco. Para mim, em geral, num Nokia (exceto o N95 Europeu), a bateria deve ser um ponto positivo, mas estou vendo que no E50 ela não é o ponto forte. Ele usa a famosa BL-5C de 970mAh, a mesma que dura mais de uma semana no 1100 não está durando dois dias no E50 (mesmo não usando GPRS). Eu sei que o 1100 não tem nada, mas acho que para esse aparelho uma bateria mais forte seria interessante. Por outro lado, com essa bateria eles conseguiram fazer um celular Symbian uma espessura invejável de 1,55cm.

3) As letras ficam muito pequenas na tela. Eu ainda tenho uma boa visão, graças a Deus, mas eles exageraram na dose do tamanho das fontes do celular. Ainda por cima, a tela com 240×320 de 2″ (mesma resolução do E61 com 3″ de tela) faz tudo ficar muito nítido, mas em tamanho bastante reduzido. No início você estranha muito (pelo menos eu que estou há 9 meses usando o E61 estranhei).

4) A tecla do lápis fica do lado direito do aparelho. Copiar e colar com ele é uma tarefa para o homem-elástico.

5) O microfone dele tem um problema com sons muito altos. Eu reparo um chiado quando o volume da voz aumenta muito. Isso acaba sendo bom para mim, por que me ajuda a moderar o tom de voz no telefone, mas é um pouco desagradável. Já li em alguns lugares que a troca do microfone resolveu esse problema, mas eu prefiro moderar o tom de voz por enquanto.

Qualidades:

1) Estética. Capricharam muito no formato e nos materiais do E50. Ele é todo feito de metal com a lateral em um plástico de boa qualidade. As teclas são de plástico duro acompanhando o efeito metálico do resto do aparelho. O único lugar que podiam ter melhorado era na tecla de ligar/desligar que é feita de uma borracha que deve ir ficando marcada com o tempo.

2) O aparelho é ótimo para ficar na mão. Eu não sei o que ele tem, mas é interessante a sensação de ficar com o celular na mão. Eu li esse comentário antes de comprar o aparelho e achei que fosse exagero do sujeito que o escreveu. Depois que comprei o aparelho e fiquei usando durante esses dias, lembrei do que aquele sujeito havia escrito e tive que concordar com ele. É ótimo ficar com ele na mão. Agora, não me pergunte o porquê.

3) O melhor viva-voz que eu já usei. Ao contrário do problema do microfone que eu mencionei antes, o viva-voz desse telefone é o que melhor funcionou comigo. Eu costumo deixar o aparelho no painel do carro em viva-voz quando estou sem os fones de ouvido. Quando fazia isso com o E61, quase nunca a pessoa me escutava. Com o E50 todas as vezes me ouviram muito bem e eu também.

4) Câmera. Fiquei muito tempo usando o 7610, que tem uma câmera razoável, e me acostumei ao fato do celular poder tirar umas fotos em casos de emergência. Com o E61 eu precisei esquecer que existe câmera em celular e, em algumas ocasiões, ela me fez falta. A câmera do E50 é um pouco melhor do que a do 7610 (1.3MPixels) e, em condições de boa iluminação, tira fotos com pouquíssima granulação.

Sem o modo noturno (Não é meu carro, infelizmente)

Com o modo noturno ativado

Com boa iluminação as fotos saem bem nítidas

5) Dimensões do E50: Ele tem quase as mesmas dimensões de um 2610 e é bem mais fácil de carregar do que um E70 ou mesmo o E61.

Fora isso, ele é um celular S60 3rd Edition como qualquer outro.

Tem slot para microSD e suporta cartões de até 2GB. Um outro aspecto interessante é que ele vem sem nenhum cartão microSD na caixa. Por um lado é bom, já que não gastam dinheiro (nem te cobram por isso) com um chip de pouca capacidade que você vai substituir logo que comprar o celular. Por outro lado, algumas coisas que você poderia colocar no cartão, acabam ficando na memória do telefone porque você precisa começar a usar o celular mesmo sem microSD.

Além disso, demora para ligar como qualquer outro celular Symbian. Eu fiz um videozinho para ilustrar essa demora. Note que ele leva 35 segundos até que você possa começar a usá-lo.

Para ilustrar essa postagem, fiz um álbum de fotos do E50 no flickr do NokiaBR.
http://www.flickr.com/gp/7213373@N02/624Pf9

Freewares de Sábado

Como hoje estou preparando o review do E50, estou sem tempo para falar sobre os freewares de sábado, mas não queria deixar passar em branco.

Por coincidência, o último post do ótimo blog rodrigostoledo.com é exatamente sobre dois jogos freewares. 🙂

Fica aí a dica. Visitem o site dele! Vale a pena acompanhar esse blog.

Para o link direto da postagem, visite http://www.rodrigostoledo.com/?p=1237

Formatando seu celular

Pois é, quem diria que um dia iríamos precisar saber como fazer para zerar todo o celular e reinstalar o sistema dele?

Com os celulares Symbian, às vezes pode ser útil se apagar tudo e reinstalar o sistema limpo para resolver um problema gerado por algum software mal feito ou com vírus.

Só para ilustrar o problema: Outro dia um amigo meu baixou um programa para S60 do e-mule com um vírus e instalou no celular. O resultado foi drástico e ele precisou “formatar” o celular.

Para fazer isso, existem duas maneiras:

Primeira maneira:
Esse método eu já usei várias vezes, mas é um pouco complicado pela posição das teclas que você tem que apertar simultaneamente. De qualquer forma não é impossível e funciona em qualquer aparellho S60. Seguem abaixo os passos:

  • Desligue o telefone
  • Mantenha pressionados a tecla verde, o * e o 3
  • Segurando essas três teclas, ligue o aparelho e espere a mensagem “Formatting…”
  • Libere as teclas e aguarde.

Segunda Maneira:
Muito mais simples do que a primeira, mas não funciona em qualquer aparelho. Para apagar tudo e reinstalar o sistema Digite *#7370# e confirme que quer efetuar o “Deep Reset”.

Atualização 18/05/2010: Devido à enorme quantidade de comentários nesse post, as pessoas estão fazendo perguntas que já foram respondidas. Por esse motivo, fechei os comentários desse post. Grato.

Outra palavrinha sobre a Oi

Está bem que esse blog é sobre celulares Nokia, mas a Oi é uma das duas operadoras que eu uso (a que eu mais uso) e, por isso, tem relação direta com o assunto.

Não sei se vocês se lembram, mas no dia 21 (sexta-feira passada) eu fui à loja da Oi para desobloquear um Nokia 2610 e tudo correu muito bem e eu saí alegre e sorridente da loja.

Animado pelo feito da semana passada, hoje fui novamente à loja da Oi para pedir o desbloqueio do Nokia E50 e… Adivinhem só? Eles não conseguiram desbloquear o aparelho porque “o fabricante não informou o código de desbloqueio para esse aparelho.”

Será??? Como eu não tinha outra alternativa resolvi acreditar.

Já que eu não pretendo usar no momento a Claro no E50, vou acreditando na Oi… Sorte do E61 que ficou com o chip que eu uso menos e ganhou uma folga merecida.

(É igualzinho ao problema do meu Oi Velox que há 9 dias está bloqueando Vono e eles dizem que o problema é do Vono. Eu levo o ATA para casa onde tenho uma conexão com Vírtua e funciona. Porque será? Bom, esse é outro problema e parece que a Anatel está resolvendo para mim.)

E50 – Dois dias, dois updates

Como vocês puderam notar, ontem eu recebi meu E50 ainda na versão 06.41.3.0 e quase não usei o aparelho antes de fazer o upgrade de firmware.

Hoje foi realmente meu primeiro dia real de uso do celular.

Fora um “pequeno” problema, eu gostei muito mesmo do celular. O único porém é que ele não mostrava na tela o nome das pessoas que me ligavam, mesmo estando cadastradas na agenda telefônica.

É impressionante como faz falta o identificador de chamadas mostrar o nome das pessoas! Pode parecer frescura, mas esse problema realmente estava me deixando chateado, porque eu não decoro o número de quase ninguém. As pessoas me ligavam e perguntavam:

“Fala Zé! [silêncio…] Ué, não está reconhecendo meu nome aí?” Que desagradável…

Cheguei em casa e fui logo procurar na internet algum caso parecido com esse e encontrei um fórum no site da Nokia da Europa com 95 comentários sobre o mesmo problema.

O fato é que somente no firmware 07.13.0.0, algum estagiário brilhante da Nokia (risos, essa foi por minha conta.) resolveu aumentar de 7 para 11 o número de dígitos necessários para se identificar um telefone na agenda. Com isso, se você só grava os 8 dígitos do telefone das pessoas na sua agenda e a operadora ainda acrescenta o código de área do sujeito, você fica num mato sem cachorro.

Por exemplo: Seu chefe tem o telefone 90123456 e o telefone dele é de São Paulo (011). Se você também é de São Paulo, muito provavelmente vai colocar na agenda somente 90123456. Quando ele te telefonar, a operadora vai enviar para o aparelho 01190123456 e aí o seu E50 não vai mostrar o nome do seu chefe, mas o número dele precedido do 011.

Depois de ler as 95 mensagens (algumas muito feias) dos consumidores europeus, descobri que a Nokia iria lançar na 39ª semana deste ano (entre 24 a 28 de setembro, ou seja nesta semana!) a nova versão do firmware para solucionar este problema e alguns outros.

Como eu tinha feito ontem o upgrade de firmware para a maldita versão 07.13.0.0, duvidei muito que hoje já estivesse disponível a versão 07.36.0.0 que a Nokia havia prometido. De qualquer forma, não custava nada tentar.

Realmente fiquei surpreso quando vi a tela abaixo:

Tomei fôlego, corri para pegar o carregador e logo já estava com a versão 07.36.0.0 instalada na barrinha metálica.
Depois de restaurar o backup, fiz uma chamada de teste e, felizmente, apareceu o nome da pessoa que estava me ligando!

Bom, até agora só testei isso na versão nova do firmware que lançaram hoje. Para os usuários do E50 que já estão cansados de ler números em vez de nomes, aí vai a dica, atualizem seus firmwares para a versão nova.

O Product Code que eu estou usando é o 0530669 (EURO 1 WHITE) e até agora (5 minutos depois do upgrade) está tudo bem, hehehe.

Lista de Product Codes Nokia – Somente Português

Conforme prometido, segue a lista de product codes da Nokia para vários aparelhos. Essa lista pode ser muito útil para quem quer usar um product code genérico em Português (na maioria dos casos em Português de Portugal) e quer ter o último firmware no seu aparelho.

Obviamente não tenho como garantir a veracidade da informação, já que é uma compilação de diversas fontes. O que eu posso garantir é que eu já fiz update com o E61 e o E50 e os códigos funcionaram. Provavelmente deverá funcionar para outros aparelhos.

Só selecionei nesta lista os firmwares Brasileiros (poucos), os Euro 1 (Inglês, Francês, Alemão, Espanhol, Português e às vezes Italiano) e os Portugueses. Se alguém quiser eu disponibilizo para download a lista mais completa que eu encontrei num fórum. Essa lista está bastante bagunçada e tem firmwares das mais diversas línguas.

É isso. Segue abaixo a lista, conforme prometido anteriormente. Temos várias repetições, mas, como diriam, “é melhor sobrar do que faltar“…

6630

6630 RM-1 EURO Standard Edition
0517773 Euro1
0630780 Euro1
0518190 Euro1
0518191 Euro1
0518137 Portugal
0518162 Portugal

6630 RM-1 EURO Music Edition

0527803 Euro 1 Music Lime Green
0527804 Euro 1 Music Rustic Red
0528324 Euro 1 Music Grey
0529305 Euro 1 Music Aluminium Grey
0527808 Portugal Music Lime Green
0527809 Portugal Music Rustic Red
0529307 Portugal Music Aluminium Grey

6680

6680 RM-36

0521749 Euro 1 Stainless Silver (Italian without Imode)

N70

N70 RM-84 EURO Standard Edition

0522157 Euro-1 / Stainless Silver & Black (Italian) <--- PT
0523737 Euro-1 / Ivory Pearl & Aubergine (Italian) <--- PT

N70 RM-84 EURO Music Edition

0536418 Euro-1 / Music edition (Italian) <--- PT

N73

N73 RM-133

0527009: Euro 1 (Deep Plum) (Italian) <--- PT
0529790: Euro 1 (Met Red) (Italian) <--- PT

N73 RM-133 EURO Music Edition

0537289 Euro 1 <--- PT

N73 RM-133
0527009: RM-133 CUST.TRX EURO 1 (Deep Plum)
0529790: RM-133 CUST.TRX EURO 1 (Met Red)
0543848: RM-133 CUST.TRX EURO 1 (Mocha Brown)

N80

N80 RM-92

0529378 EURO 1 Smooth Stainless (Italian) <--- PT
0529381 EURO 1 Pearl Black (Italian) <--- PT

N80 Internet Edition Rm-92 EMEA
0538301 EURO 1 Patina Bronze Internet Edition
0539363 EURO 1 Pearl Black Internet Edition

N93

N93 RM-55 EMEA

0523536 Eur A Pearl Black (Italian)

N93 RM-55 APAC-US

0531273 Brazil Pearl Black
0531276 Brazil Aluminum Grey

E61

E61 RM-89 Standard Edition

0530146 Euro-E2 Silver (English, Portugues) <--- PT
0541485 Brazil TIM

Nokia 6300:

0537620 EURO-C LATIN BLKSILVER <-- PORTUGUÊS

Nokia 5500:

0522579 euro1
0533792 euro1
0533828 euro1
0533812 euro1
0523963 euro1

N95

0534841 EURO1 – Sand <--- PT
0536062 EURO1 – Plum <--- PT

N91

Euro 1 : 0523183 <--- PT
Euro 1 ME: 0538601 <--- PT N91 Music Edition

Nokia E50 RM-170

0530669 EURO 1 WHITE
0535574 EURO 1 WHITE
0535606 EURO 1 BLACK
0536348 EURO 1 ALPS WHITE
0536349 EURO 1 ALPS BLACK

E60 RM-49

0519047 EURO1 SILVER
0524328 CTR EURO1 FRANCE SILVER
0524329 CTR EURO1 ALPS SILVER
0524929 CTR EURO1 GREY
0524930 CTR EURO1 BLACK

Nokia 3250
0538389 Portugal EURO1

Nokia 5200
0534428 Portugal EURO1

Nokia 5300
0522579 Portugal EURO1

Nokia 5500
0522579 Portugal EURO1

Nokia 6131
0535231 EURO1 Black
0534925 EURO1 R
ed

0535232 EURO1 White

Nokia 6151
0534660 Portugal EURO1

Nokia 6230
0513072 Portugal EURO1

Nokia 6230i
0522032 Portugal EURO1

Nokia 6233
0535971 Portugal EURO1

Nokia 6234
0525642 Portugal EURO1

Nokia 6151
0534660 Portugal EURO1

Nokia 6270
0531353 Portugal EURO1

Nokia 6280
0520042 Portugal EURO1

Nokia 6630
0518120 Portugal EURO1
0518145 Portugal EURO1
0527801 EURO1 Music Lime Green
0527802 EURO1 Music Rustic Red
0529304 EURO1 Music Aluminium Grey

Nokia 6680
0521688 EURO1 Lt Bronze
0521689 EURO1 Silver Blue
0529061 EURO1 Black

Nokia 6681
0521905 EURO1 White
0521897 EURO1 Blue

Nokia 7370
0532440 Portugal EURO1

Nokia 7373
0540787 Portugal EURO1

Nokia 7390
0534526 Portugal EURO1

Nokia 8310
0504485 Portugal EURO1

Nokia 9500
0516790 Portugal EURO1

Nokia E50
0530669 Portugal EURO1

Nokia E60
0519047 Portugal EURO1

Nokia E61
0530093 Euro-M Silver
0541485 Brazil TIM

Nokia E65
0536850 Portugal EURO1
0515275 Portugal EURO1

Nokia E70
0526646 Italy

Nokia N70
0522157 Euro-1 / Stainless Silver & Black
0523737 Euro-1 / Ivory Pearl & Aubergine

Nokia N71
0521298 Portugal EURO1

Nokia N73
0527009 RM-133 CUST.TRX EURO 1 (Deep Plum)
0537289 N73 Music Edition EURO 1 (Black)
0539239 N73 Music Edition EURO 2 (Black)

Nokia N80
0529381 Pearl Black
0529378 Smooth Stainless

Nokia N80 Internet Edition
0539363 Portugal EURO1

Nokia N90
0522145 Portugal EURO1

Nokia N91
0523183 EURO1
0538601 EURO1 Music Edition

Nokia N93
0523601 Portugal EURO1

Nokia N93i
0532063 Portugal EURO1

Nokia N95
0536062 Portugal EURO1

Nokia E50 – Primeiras Impressões

Pessoal, chegou hoje o Nokia E50 que eu comprei no Mercado Livre. Apesar de não ter abandonado o E61, estava precisando de um segundo aparelho para meu outro chip e escolhi o E50 por causa do preço e porque era um integrante da família “E” da Nokia.

Apesar da greve dos Correios o bicho cruzou o país em menos 5 dias do interior do Pará até a capital Fluminense. Um verdadeiro feito dos nossos carteiros!

Ele veio com o firmware da Oi na versão 06.41.3.0 de 24-10-2006. Depois dessa versão, ainda houve atualização para a versão 07.05.0.0 de 02-02-2007 e para a atual 07.13.0.0 de 26-04-2007.

Inocentemente, fui tentar o upgrade de firmware para ver se a Oi já tinha feito seu dever de casa e atualizado o seu para a versão 07.13.0.0, mas, como vocês podem ver, nós ainda estamos duas versões atrás da última.


Nada que uma busca no Google por Product Codes de E50 portugueses e uma mexida no NSS não resolvessem. (Veja como fazer isso nas postagens de atualização de Firmware que eu escrevi anteriormente sobre o N80 e o E61).


No momento estou aguardando o update terminar. Pelo andar da carruagem, eu acho que amanhã de manhã o processo termina, hehehehe.

Enquanto isso, estou compilando uma lista de Product Codes celulares Nokia europeus que eu encontrei na Internet para postar aqui no Blog em breve.

Estou separando só os product codes de firmware Euro 1 e Portugal que são os que interessam para nós. Os firmwares Euro 1 contém o firmware em Inglês, Francês, Alemão, Espanhol, Italiano e Português. O de Portugal contém somente Inglês e Português.

A lista engloba vários modelos de aparelhos e parece ser muito útil para quem quer estar sempre com o último firmware e falando o idioma de Camões. Aguardem!

Vivendo e aprendendo

Só hoje descobri para que servem as letras “p” e “w” no telefone celular. Para quem não sabe, ao apertar a tecla “*” três vezes seguidas, aparece a letra “p” na tela, e ao se apertar a mesma tecla quatro vezes seguidas, aparece a letra “w” na tela.

Até o momento eu só usava essas letras para desbloquear os aparelhos antigos com a calculadora NokiaFree (só funciona com telefones antigos DCT-3 e DCT-4), quando tinha que digitar #pw+… com a senha.

Agora achei num site a utilidade dessas letras! Elas servem para dar uma pausa na discagem ou esperar uma confirmação do usuário para continuar a discar.

Me explico melhor: Imagine que você tem um amigo com o telefone 2222-3456 ramal 247 e quando você disca para ele aquela gravação chata atende a chamada: “Obrigado por ligar para Empresa XPTO, sua ligação é muito importante para nós, disque o ramal desejado ou aguarde para ser atendido…” aí você tem que discar 247 para falar com ele.

Neste caso, você pode guardar o telefone do seu amigo na agenda da seguinte forma:

22223456p247

Dessa forma, o celular vai discar 22223456, esperar dois segundos e discar 247. Eu testei com o telefone lá da empresa e funcionou muito bem!

Agora vamos a outro exemplo: O telefone do seu amigo acima demora muito para atender (pelo menos mais do que dois segundos) e o celular acaba discando o 247 antes da gravação atender. Neste caso você pode guardar o telefone dele da seguinte forma:

22223456w247

Assim, quando o celular terminar de discar 22223456 vai aparecer na tela uma mensagem do tipo: enviar DTMF 247? com opção de sim e não. Aí você pode esperar atender a gravação e apertar a opção sim.

Talvez o melhor exemplo seja o daqueles cartões pré-pagos que você compra no exterior para ligar mais barato para casa.

Você tem que digitar o número da central, esperar atender, digitar a opção X para pré-pago, esperar a gravação e digitar o número (geralmente grande) do seu cartão pré-pago.

Isso tudo poderia ser resolvido com uma linha de discagem única, por exemplo:

0800123456w2w3786945634

No exemplo, o número da central é 0800123456, a opção de pré-pago é 2 e o número do cartão é 3786945634.

Freewares de Sábado (No domingo)

mIRGGI – O primeiro cliente IRC para S60 3rd Edition

Os usuários de IRC (Internet Relay Chat) já podem teclar (desde março) a partir dos seus celulares. O mIRRGI é um cliente de IRC, desenvolvido por um finlandês, que roda em celulares S60 2nd e 3rd edition.

Já tenho esse programa instalado há muito tempo no celular e uso com alguma freqüência. Ainda não testei a versão nova que foi lançada no dia 20 desse mês de setembro, mas pela lista de mudanças devo instalá-la para testar o quanto antes.

Para baixar o programa, visite o site http://mirggi.net/

Seguem as imagens do programa:


P.S.: Estou chegando à conclusão de que deveria ter numerado os freewares de sábado como outros blogs fazem em caso de postagens com o mesmo título… Vou ver se faço isso qualquer dia desses, para poder identificar os comentários e as postagens.

Uma palavrinha sobre a Oi

Falar mal de operadora é fácil, difícil é conseguir falar bem delas…

Hoje fui a uma loja da Oi para desbloquear um aparelho Nokia 2610 aqui do Plano Empresa. Na verdade isso foi mais um teste para saber se esse serviço deles funciona mesmo.

E não é que funciona? E foi rápido. Chequei à loja, pedi para desbloquear e cinco minutos depois estava com o aparelho desbloqueado saindo sorrindo da loja.

Rápido! Não sei se aparelhos Symbian ele desbloqueiam com tal facilidade. Vou saber isso na semana que vem quando deve chegar o meu E50 que eu comprei no Mercado Livre e que está bloqueado pela Oi.

Fora isso, meu Oi Velox continua bloqueando o Vono. Não se pode elogiar…

Aproveito o post para informar que o Freeware de Sábado só vai aparecer no blog no fim da tarde de domingo.

Arranhões nunca mais


Estou mais uma vez seguindo a dica do Airton, um leitor assíduo e grande colaborador desse blog, que sugeriu que eu escrevesse um pouco sobre o Invisible Shield.

Sabe aquelas películas de plástico que vêm coladas na tela do celular para protegê-la? Isso mesmo, aquelas que ficam cheias de bolhas, dificultam a leitura da tela e ainda tem gente que as mantém no lugar até ficar podre, só para mostrar que o celular é novo (novo há um tempão).

Pois é, eu detesto aquilo. A primeira coisa que eu faço é tirar aquela coisa da tela do celular. (Exceto o do E61, que era espetacular! Quase um Invisible Shield).

Por causa desse preconceito, não levei muito a sério quando o Airton me fez a sugestão, já que a primeira coisa que eu vi quando abri o site foi um iPhone com um plástico daqueles na tela (e dobrado na ponta, para o meu horror!)

Depois daquela visão, tomei coragem, li com calma o site e reparei que o negócio era sério mesmo. O plástico que eles inventaram é completamente transparente e ultra resistente a riscos. Na verdade o plástico foi desenvolvido para revestir as hélices dos helicópteros da Força Aérea Norte-Americana e depois foi apresentado ao mercado.

Para se ter uma idéia do negócio da ZAGG (A empresa que fabrica o Invisible Shield), eles têm uma linha de produtos que não só protegem as telas dos aparelhos, como também o corpo todo desses brinquedinhos caros.

A lista de modelos de Invisible Shields tem mais de 1.000 itens que protegem desde um relógio até um N95. As películas tem garantia de vida contra arranhões, rasgos, furos etc.

Procurei no youtube um vídeo que mostrasse o invisible shield num Nokia, mas, infelizmente, só encontrei vídeos de iPods e iPhones. Se alguém encontrar algum vídeo mostrando a película num Nokia, me avise que eu troco na hora esse vídeo aí embaixo.