Freewares de Sábado

Hoje recebi do Luciano Correa, uma sugestão de Freeware para colocar nessa coluna semanal.

O programa sugerido, curiosamente, não tem versão nem para Symbian nem para Java, mas você poderá usá-lo tranqüilamente em qualquer celular com acesso GPRS ou WiFi.

Vamos acabar logo com o suspense, até porque muita gente já sabe de qual programa eu estou falando porque já leu o comentário dele no post anterior. Estou falando do…O SoonR (se pronuncia sooner, de acordo com o site) permite que você, de qualquer lugar com um telefone, palm, pocket PC ou PC acesse os arquivos do seu computador.

Apesar de já existirem vários programas que fazem a mesma coisa, este é um pouco diferente por que ele foi otimizado quase que exclusivamente para funcionar rápido em browsers de celulares e portáteis com pouco poder de processamento.

O funcionamento do programa é simples: Você instala o SoonR no computador que quer ter acesso remoto e ele se comunica com o servidor do SoonR para se autenticar. No ato da instalação você cria um nome de usuário e uma senha para poder ter acesso aos arquivos remotamente.

Depois de instalar, você poderá abrir o browser do seu celular, ir para http://www.soonr.com/, colocar seu login e senha e, voilà, suas pastas compartilhadas estão lá à sua disposição. Você pode abrir os arquivos, copiá-los para o celular, editá-los e devolver para o computador, etc.

No caso de imagens, você pode inclusive abri-las no próprio browser e dar zoom, com umas ferramentas bastante intuitivas.

Coloco abaixo um vídeo (desculpem-me, em inglês) que mostra o SoonR em funcionamento.



Comments on this entry are closed.

  • Jair

    A idéia é interessante, mas qual conteúdo realmente vale a pena pra deixar o micro ligado?
    E outra…mais e mais estão aparecendo sites de serviços para celular que tem acesso a conteúdo, digamos, particular. Será que isso é bom?

  • José Antonio Oliveira

    Teoricamente esses sites têm uma boa política de privacidade. Eu li, como sempre, a política de privacidade e segurança desse SoonR e não vi nada de estranho. De qualquer forma, a sua preocupação é válida e pode ser ruim deixar seus dados expostos a um terceiro que você não conhece.