Memória interna ou cartão de memória, eis a questão

Há algum tempo atrás, me perguntaram se era melhor instalar os programas no cartão de memória ou na memória do telefone.

Na época eu tinha acabado de comprar o meu E61 e minha única experiência anterior com celulares Symbian era a do 7610.

Eu sempre havia instalado os programas no cartão de memória por causa de uma péssima experiência com um programa que me passaram com vírus na época do 7610.

Naquele caso, o programa que me deram fazia somente uma “gracinha”, trocava todos os ícones e títulos do telefone para um ícone de caveira com título “skull”. Com isso você não sabia o que estava abrindo e, para complicar mais ele trocava as coisas de lugar.

Isso aconteceu comigo na primeira semana com o 7610 que, na época, me custou 900 pratas. Vocês podem imaginar o meu desepero…

Para minha felicidade, a solução do problema foi simples, tirei o cartão SD do telefone, coloquei no leitor USB do computador e formatei novamente.

Se eu tivesse instalado o programa na memória do telefone, não teria como fazer nada além de formatar o próprio telefone e perder todos os dados.

Depois dessa experiência, nunca imaginei que seria melhor instalar os programas na memória do telefone e, por isso, sempre que me perguntavam o que era melhor, respondia sem titubear: “Instale no cartão de memória!”

O tempo passou, eu comprei meu E61, continuei instalando os programas no cartão de memória até que minha esposa comprou o E61 dela e eu resolvi ver o que acontecia se eu instalasse tudo na memória do telefone.

Resultado, fiquei impressionado com a diferença de velocidade do telefone dela! Cheguei a achar que o E61 dela estava com um hardware diferente do meu… Depois de quebrar muito a cabeça resolvi fazer a mesma coisa no meu; desinstalar tudo que estava no cartão de memória e re-instalar na memória do telefone. Voilà! Meu telefone agora está absurdamente mais rápido do que estava antes!

Aí vem a dúvida: “Instalar ou não na memória do telefone?”

Para mim a resposta é a seguinte: se você sabe a procedência do programa, instale na memória do telefone. Se não sabe, passe um anti-vírus, instale no cartão de memória para ver se está limpo, use um tempo, e depois, re-instale na memória do telefone.

Comments on this entry are closed.

  • Eduardo Akira Watanabe

    Nos celulares S60 mais recentes a memória flash interna (C:) possui um tamanho razoável, o que permite instalar os programas nela. Se vc tentasse fazer isto no 7610, fatalmente ele travaria depois de alguns programas mais parrudos.

  • José Antonio Oliveira

    É verdade! Eu tinha me esquecido desse detalhe.
    Faz tempo que eu não pego no 7610 e acabei me esquecendo.

    Esse era outro motivo para eu instalar as coisas no cartão de memória no 7610.