E62 – A prova de fidelidade da Nokia às operadoras

Hoje meu irmão me perguntou se havia alguma maneira de se desbloquear um E62 sem ter que pedir o serviço para a operadora.

A princípio, disse que achava que sim, mas que iria procurar o product code de um firmware desbloqueado para fazer o update (igualzinho ao processo abaixo para o E61 para fazer upgrade de firmware)

Depois de procurar um pouco na Internet, encontrei dois product codes que poderiam ajudar:

O primeiro, de uma operadora Canadense chamada Rogers (Product Code: 0538175) que não limitava seus clientes a quase nada, inclusive permitia que você utilizasse um SIM Card de outra operadora (quase desbloqueado, fora algumas besteiras).

O segundo era de um E62 desbloqueado (Raridaaaade!!). Aí sim tudo deveria funcionar belezinha! (Product Code: 0524513)

Pronto, saí cantando vitória! Primeiro, para mostrar que o bicho estava mesmo bloqueado, peguei o celular dele e vi o que acontecia se eu só tentasse atualizar sem mudar o product code. Nada! O NSU nem acha o infeliz.

Depois, crente que ia vencer a batalha, parti para o NSS, mudei o product code do E62 para o 0524513 e tentei repetir o processo no NSU. Para minha alegria, o NSU já encontra o E62 e mostra a foto dele, coisa que ele não fazia antes. (Pronto, pensei, está no papo!)

Mas nem tudo que parece é… Logo em seguida ele diz que não existe atualização para aquele product code (diferente do caso do E61, onde ele dá uma opção de forçar a atualização) e manda tentar depois.

Resumo da ópera: Pelo que eu descobri, esse product code do E62 desbloqueado foi divulgado em uns blogs há alguns meses atrás e alguns sortudos conseguiram atualizar seus E62 bloqueados para E62 desbloqueados.

Logo em seguinda, a operadora americana Cingular (que parece que é a maior comercializadora do modelo E62 no mundo) solicitou à Nokia que tirasse do ar o update para o E62.

A solução da Nokia foi simples, fez uma atualização no NSU onde retirava o E62 da lista de aparelhos, e todos foram obrigados a usar a versão nova do NSU (ele não dá opção de seguir em frente com a versão velha).

É uma pena, mas acho que os usuários do E62 vão ter de usar o aparelho nas próprias operadoras de origem. Afinal, ele foi bem subsidiado por elas. 🙂

24 comentários em “E62 – A prova de fidelidade da Nokia às operadoras”