Freewares de Sábado

Google Maps Mobile

Seguindo de perto o GMail, o Google Maps tem também uma versão para celular desenvolvida também em Java e foi atualizado recentemente.

Os mapas não são exatamente os mesmos do site original, uma vez que até o mês passado, os mapas para o Brasil ainda não existiam na versão mobile e já existiam na versão desktop.

Hoje fiz a atualização da versão instalada no meu celular e, curiosamente, a versão padrão para download para o E61 foi a em alemão. Só descobri depois que instalei. Nada que um novo download não resolvesse. (Viva a conexão WiFi, nada de gastar GPRS). Entrei de novo no site e baixei a versão em Inglês.

Novamente veio a versão em Deutsch (Alemão). Realmente havia alguma coisa errada com a versão em Inglês. Resolvi, então, baixar “la versión de nuestros hermanos” em Espanhol. Nada… Só Deutsch!

Mesmo depois de desinstalar e tentar instalar novamente em inglês não funcionou em outro idioma, só Alemão.

Vou ficar de olho para ver se eles consertam isso em breve. Meus dotes em alemão são muito pequenos, mas, para minha sorte, minha esposa fala fluentemente (Sorte minha e azar dela, agora, além de perder o fone estéreo do 7373 dela, tem que ficar traduzindo para mim os comandos do programa, coitada)

Para baixar o programa, visite o site http://www.google.com/gmm/ no browser do celular. Não adianta tentar baixar pelo browser do computador, eles têm uma versão diferente para cada celular e essa é a única maneira de baixar o programa.

Para aqueles que quiserem se arriscar a baixar a versão em Alemão, na hora que você instala ele pergunta se você concorda ou discorda do contrato (também em alemão). Para concordar escolha “Annehmen”.

(Não deixe de ler com muita calma todo o contrato antes de aceitar, hehehehehe)

As imagens que eu vou colocar abaixo são da versão antiga (não reparei nenhuma diferença, fora o idioma).


Você Pode escolher entre a vista do Mapa


Ou a vista do satélite


Pode calcular trajetos (ainda não funciona no Brasil)


Saber a direção das ruas


Esse é o Zoom Máximo. Nada mal.

Clipping – 3 Notícias de 25/04/2007

1) Nokia é a atual campeã mundial de arremesso de celular

Todo ano, centenas de pessoas de 70 países se reúnem em Savonlinna, na Finlândia, para ver quem arremessa um celular mais longe.

Esse ano estão organizando a oitava edição da competição.

Leia mais…

2) Nokia alcança a marca de 100 milhões de celulares com Symbian

O S60 é utilizado em 54% dos smartphones vendidos em todo o mundo, e acaba de atingir um marco histórico.

Leia mais…

3) Nokia defende padrão de pagamento por celular

Apoiada pela maior operadora de cartão de crédito, a Nokia iniciará em outubro um projeto piloto para a padronização do pagamento através do telefone celular.

Leia mais…

GMail App em português

Tenho ficado meio decepcionado com os blogs E-Series e SymbianV3 e Darla Mack porque um copia o outro quase diariamente de forma descarada… Eu evito repetir o que eles escrevem, mas hoje resolvi adaptar a postagem da nova versão do GMail App para Symbian.

Ao contrário do que eles dizem, a “nova versão” 1.01(1) é apenas uma extensão da quantidade de idiomas disponíveis do mesmo programa. Não reparei em nenhuma melhoria nem conserto dos bugs atuais, mas, pelo menos, eles agora disponibilizam o programa na nossa língua (além de outras mais).

Para mim isso já é um grande avanço, já que mostra que o projeto está bem ativo e eles têm interesse em disponibilizá-lo para mais pessoas.

Espero que eles lancem em breve uma nova versão que disponibilize a mudança de usuário e que não apague a segunda mensagem quando você quiser apagar a primeira (muito chato esse bug). Fora isso, o programa é fora de série!



Sensible Sudoku para S60

Há uns dois ou três artigos atrás um leitor perguntou se havia um Sudoku (se pronuncia sudóku, de acordo com a Wikipedia) gratuito para Symbian. Na época eu já conhecia o jogo, mas nem sabia como ele funcionava e muito menos sabia jogar Sudoku.

Logo depois, descobri que o celular da minha esposa veio com um Sudoku em Flash Lite e resolvi aprender a jogar. Pra que? Como haviam me dito, o jogo é altamente viciante e ao mesmo tempo, dizem, é muito bom para o raciocínio.

Para não monopolizar o celular dela (afinal de contas eu já tomei posse do fone stereo) resolvi procurar uma versão grátis do jogo na Internet. Não encontrei nenhuma para Symbian, infelizmente.

Felizmente, a versão que eu encontrei, paga, é bem baratinha (US$ 9,90) e é excelente! O pessoal da Ludimate caprichou no programa que roda em Symbian V1, V2, V3 e UIQ (Também roda em Pocket PC), o Sensible Sudoku.

Ao contrário de todas as outras versões que eu vi, essa da Ludimate tem gráficos muito bem cuidados, sons e alguns detalhes que só quem já jogou com papel e lápis sabe.

O programa pode ser baixado para teste e depois registrado. Na versão de teste você só pode jogar até completar o penúltimo grupo de 9 números. Para baixar o programa, clique aqui.

Seguem abaixo algumas telas do programa.

Freewares de Sábado

Chords for S60

De acordo com o autor desse programa, ninguém leva um livro de acordes na bolsa do violão, mas sempre precisa dele, então, porque não fazer uma aplicação para o celular carregar esses acordes todos para você?

É justamente isso que faz o Chords for S60. A idéia do programa é bem simples, mas é muito útil para quem não sabe “de cor” todos os acordes de violão e guitarra.

Você escolhe o acorde no menu e pronto, ele está na tela do seu celular!

O programa tem versões para S60 v2 e S60 v3 e pode ser baixado aqui.

A página também tem um link de download do manual do programa em PDF, que aliás, é muito bom! (Vielen dank Dimitri Brukakis!)

Um bom sábado a todos!

P.S.: A única imagem do programa é a do site do criador dele porque meu chaveiro bluetooth USB teve um piripaque e está se recusando a funcionar. Para completar e o meu cabo USB está no trabalho. Então, só na terça-feira eu teria como colocar os screenshots do meu celular aqui (segunda-feira é feriado no Rio de Janeiro).

Atualização: Consegui, depois de muito custo, fazer o meu bluetooth funcionar. Seguem abaixo as imagens do programa tiradas do meu aparelho:

E62 – A prova de fidelidade da Nokia às operadoras

Hoje meu irmão me perguntou se havia alguma maneira de se desbloquear um E62 sem ter que pedir o serviço para a operadora.

A princípio, disse que achava que sim, mas que iria procurar o product code de um firmware desbloqueado para fazer o update (igualzinho ao processo abaixo para o E61 para fazer upgrade de firmware)

Depois de procurar um pouco na Internet, encontrei dois product codes que poderiam ajudar:

O primeiro, de uma operadora Canadense chamada Rogers (Product Code: 0538175) que não limitava seus clientes a quase nada, inclusive permitia que você utilizasse um SIM Card de outra operadora (quase desbloqueado, fora algumas besteiras).

O segundo era de um E62 desbloqueado (Raridaaaade!!). Aí sim tudo deveria funcionar belezinha! (Product Code: 0524513)

Pronto, saí cantando vitória! Primeiro, para mostrar que o bicho estava mesmo bloqueado, peguei o celular dele e vi o que acontecia se eu só tentasse atualizar sem mudar o product code. Nada! O NSU nem acha o infeliz.

Depois, crente que ia vencer a batalha, parti para o NSS, mudei o product code do E62 para o 0524513 e tentei repetir o processo no NSU. Para minha alegria, o NSU já encontra o E62 e mostra a foto dele, coisa que ele não fazia antes. (Pronto, pensei, está no papo!)

Mas nem tudo que parece é… Logo em seguida ele diz que não existe atualização para aquele product code (diferente do caso do E61, onde ele dá uma opção de forçar a atualização) e manda tentar depois.

Resumo da ópera: Pelo que eu descobri, esse product code do E62 desbloqueado foi divulgado em uns blogs há alguns meses atrás e alguns sortudos conseguiram atualizar seus E62 bloqueados para E62 desbloqueados.

Logo em seguinda, a operadora americana Cingular (que parece que é a maior comercializadora do modelo E62 no mundo) solicitou à Nokia que tirasse do ar o update para o E62.

A solução da Nokia foi simples, fez uma atualização no NSU onde retirava o E62 da lista de aparelhos, e todos foram obrigados a usar a versão nova do NSU (ele não dá opção de seguir em frente com a versão velha).

É uma pena, mas acho que os usuários do E62 vão ter de usar o aparelho nas próprias operadoras de origem. Afinal, ele foi bem subsidiado por elas. 🙂

Errata – Nokia 7373

Deu-se início hoje ao primeiro item de Errata desse blog. Espero que me corrijam sempre que eu disser besteira aqui.

Ao contrário do que eu escrevi logo abaixo no artigo Nokia 7373 – Um belo aparelho… Mas não é só belo!, o Nokia 7373 abre para ambos os lados e pode ser perfeitamente utilizado por canhotos!

Hoje eu estava com ele na mão esquerda e, sem querer, o abri com o polegar, exatamente como eu vinha fazendo com a mão direita! Para minha surpresa, ele abriu tão fácil como se estivesse na outra mão!

Os engenheiros tiveram o maior trabalho para desenvolver o mecanismo e eu coloquei como único defeito do aparelho! Peço desculpas! Estão de parabéns pelo design do celular.

Aproveito para falar que ele vem com uma versão muito legal do jogo Sudoku em Flash lite. Outro dia ouvi alguém reclamando que não tinha um Sudoku decente para E61. Realmente ainda não vi nenhum (até porque eu aprendi hoje a jogar esse jogo, hehehe). Vou procurar um Sudoku freeware até sábado!

Freewares de Sábado (No domingo)

PhoNetInfo

Até algum tempo atrás estava procurando uma aplicação que me desse as informações sobre a rede da operadora e outra que listasse os processos que estão rodando no E61.

Semana passada li no SymbianV3 um post sobre esse programa e resolvi instalar.

O programa não tem só essas informações. Ele faz um Raio-X do celular informando número de série, product code, Clock da CPU, Informações do Perfil, Nível de Bateria e muito mais.

Para baixar o programa, visite o site Frei Software Development. Ele é compatível com qualquer telefone Symbian V3.

Seguem abaixo algumas imagens do programa em funcionamento:

Nokia 7373 – Um belo aparelho… Mas não é só belo!

Estou de volta! Na verdade voltei na terça, mas tinha tanta coisa acumulada por causa de um dia longe do escritório que só hoje pude postar novamente.

Nesse intervalo, minha esposa comprou um 7373 da série Amour da Nokia. É um belíssimo aparelho e, além disso, tem tudo que um celular S40 dá direito: Visor Colorido grande (240×320, Mesma resolução do E61 com uma tela menor, ou seja perfeito!), Bluetooth, Câmera de 2MPixels, Cartão de Memória MicroSD, Som Stereo, Rádio FM, Fone Stereo, Conexões EDGE, GPRS, CSD e HSCSD;


Quando ele está aberto o display muda a orientação para não ficar de cabeça para baixo.


Quando está fechado o nome da Nokia é quem fica de cabeça para baixo.

O celular só tem um defeito, ele se abre ao ser rodado! Isso seria ótimo se você pudesse escolher para que lado ele iria girar, mas infelizmente ele só roda no sentido horário. Para os destros, isso não é problema. O problema é que os canhotos têm de se acostumar a abri-lo com a mão direita ou se aperfeiçoar em abri-lo com os 4 dedos da mão esquerda, ao contrário dos destros que só precisam mover o polegar da mão direita.

Depois de falar do único defeito do aparelho, vamos às qualildades. A primeira é o fone stereo (ainda mais porque ele funciona no meu E61!!!). Depois que eu usei a primeira vez o fone para fazer uma chamada e ouvi a outra pessoa nos dois ouvidos, não queria mais devolver o fone para ela! É uma experiência muito legal. Eu já estava acostumado a usar o fone mono, mas falar no celular em stereo é realmente muito melhor!

Outro ponto a favor é a câmera de 2MPixels (1600 x 1200). Eu fiz um teste e tirei uma foto com minha câmera Fuji (Reduzindo a resolução para 2MP para poder comparar) e outra da mesma posição com o celular. O resultado foi muito bom para uma câmera de celular, vejam abaixo:


Com a câmera do Fuji


Com a câmera do Celular

(Um tanto quanto meigas essas fotos dos coelhinhos, mas fazer o que? O celular é feminino…)

O aparelho vem com a última versão do sistema operacional Nokia S40, que não é Symbian, mas que já é bem mais avançada que as versões anteriores do S40, permitindo cartão de memória, espera ativa (ícones na área de espera do celular que servem como atalhos) e outras facilidades mais.

Seguem abaixo mais fotos do aparelho. Ele também tem uma versão cor-de-rosa. Outro detalhe importantíssimo é a etiqueta de pano que ele tem na lateral, ao lado do botão de liga-desliga.


Esqueceu o espelho em casa, abra o aparelho e veja no verso…


Fechado ele é realmente muito pequeno!


Repare na etiqueta!


Mais uma foto tirada com a câmera do 7373.
Não reparem na bagunça da mesa de café da manhã.

Trocar o Firmware do seu Nokia E61

Atendendo a pedidos, vou descrever abaixo o processo de troca forçada de Firmware para o Nokia E61. Acredito que o processo funcione com outros modelos, mas como só testei no meu E61, não posso afirmar que funcione com outros aparelhos.

Este processo de troca forçada de Firmware serve para você passar para a versão portuguesa do sistema, que já roda na 3.xxxx.xx.xx.

Gostaria de destacar muito bem que este processo envolve um certo risco, apesar de pequeno. O fato é que eu não posso me responsabilizar por eventuais danos ou dados perdidos no seu aparelho. Lembre-se: Siga os passos abaixo por sua conta e risco. Também não me responsabilizo pelos programas citados no processo que são de responsabilidade de seus fabricantes.

1) O primeiro passo é fazer um backup completo do aparelho para o computador.

O processo de atualização apaga todos os dados e programas do aparelho e reinstala o sistema novo. Sugiro ainda, como precaução adicional, que você retire o cartão de memória para evitar a perda de algum dado que esteja nele também.

Observação: Ainda não é possível fazer a atualização em um computador que não rode Windows. Usuários de Mac e Linux, procurem um amigo com o sistema do Bill Gates para atualizar seu celular.

2) Instale o Nokia Software Updater (daqui para frente só NSU) baixando do seguinte site:
http://www.nokia.com.br/nokia/0,,96486,00.html(Site em Inglês)

3) Baixe e instale o Nemesis Service Suite (daqui para frente só NSS) do site da B-Phreaks (http://www.b-phreaks.co.uk/files/NSS/NSS103812.zip) (Site em Inglês).

Algumas pessoas disseram que este site não está funcionando. Em todo caso, dá para achar no Google lugares alternativos para baixá-lo. (Eu achei esse, mas não garanto que vá funcionar. Na dúvida procure no Google por “Nemesis Service Suite” que você vai achar vários)

4) Conecte o telefone ao computador PELO CABO USB que veio com ele. Não tente fazer via Bluetooth porque não deve funcionar, além de ser muito mais arriscado fazer atualização wireless.

5) Abra o NSS e clique em “Scan for new device” no canto direito superior da janela.

6) Clique em “Phone Info”

7) Clique em “Scan” no meio da janela

8) No campo “Product Code” no lado direito da janela, marque o checkbox ao lado dele e digite o valor 0538128, que é o valor do Product Code do Nokia E61 de Portugal. Você poderá achar o seu product code (se quiser voltar ao seu firmware antigo) no aparelho, embaixo da bateria.

9) Clique em Write e espere a barra de status do NSS aparecer “Ready”.

10) Feche o NSS (ele cisma em ficar na barra de tarefas ao lado do relógio, feche lá também).

11) Abra o NSU e siga os passos para a atualização. Esse passo baixa um arquivo de mais ou menos 20Mbytes para o telefone. Você precisa ter uma conexão com a Internet estável, estar com a bateria totalmente carregada e torcer para não faltar eletricidade para o seu computador.

Sugiro fortemente deixar o celular em modo Offline para não correr o risco de alguém ligar para ele durante o processo.

Depois de pronto, você poderá desligar e ligar o aparelho e verificar, através do código *#0000# , se ele já está na versão 3.0633.09.04, que é a última versão do Firmware português.

Pronto! Aproveite seu novo telefone!

Abaixo segue, a título de curiosidade, os Product Codes do E61 e E62 (não testados) que eu achei por aí.

Boa Páscoa a todos!!!

(Provavelmente não poderei postar a coluna “Freewares de sábado” desta vez, por motivo de viagem. Também devo demorar um pouco, uns 3 dias, para responder a perguntas e comentários. Não desanimem, eu volto! Se eu não responder em 3 dias é porque eu não voltei 🙂

0524752 Euro-K1 BELARUS/MOLDOVA SILVER
0530143 Euro-C ALS Silver
0530144 Euro-D ALS Silver
0530085 Euro-K1 RU Silver
0530150 Euro-K1 UA Silver
0530145 Euro-M ALS Silver
0530149 Euro-K1 LV/CIS Silver
0531303 Français Locké Pack SFR origine AZERTY
0532595 Euro-K2 LV/LT Silver
0523307 Euro-A Silver English Nederlands
0530151 Euro-A2 Silver
0529654 Euro-B1 Silver English Svenska Suomi
0529660 Euro-B2 Silver English Dansk Norsk
0529661 Euro-C Silver English Deutsch Turkçe Eesti
0529663 Euro-D Silver English Français Nederlands
0529664 Euro-E1 Silver English Espanol
0530146 Euro-E2 Silver English Portugues
0530080 Euro-F Silver English Turkçe Deutsch
0530081 Euro-G1 Silver English Deutsch Cestina
0532623 Euro-G2 Silver English Deutsch Slovencina
0530082 Euro-H Silver English Greek
0530083 EURO-I SILVER English Magyar Deutsch
0530084 EURO-J SILVER English Polski Deutsch
0530091 EURO-L SILVER English Hrvatski Deutsch Slovenscina Srpski
0530093 EURO-M SILVER, English Italian
0530094 EURO-N SILVER, English, Romana, Deutsch
0530095 EURO-Y SILVER, English
0530096 EURO-Z SILVER
0538128 EURO-V1 English, Portugues
0538129 EURO-V2 English, Espanol

Como descobrir se já existe atualização para meu telefone?

Depois que eu coloquei o Firmware português no meu E61 para poder subir para a versão 3 do firmware dele, eu ficava toda hora tendo que mudar o product code dele no NSS para ver se já existia uma versão nova em português do Brasil.

Apesar de tudo funcionar normalmente e em português, termos e expressões tais como Auriculares, Registo, Ecrã, Telemóvel, Ficheiros, Mãos Livres, Números Marcados, Marcação Rápida, não são nada comuns por aqui.

Hoje, fuçando no Google, descobri que existe uma página no site da Nokia que mostra se já existe atualização para o seu telefone, bastando, para isso, que você coloque o “Product Code” do seu aparelho no campo de pesquisa. (Clique aqui para visitar a página)

Infelizmente, para o Product Code do meu E61 Brasileiro (Product Code 0540981) ainda não existe atualização. Somente para os “telemóveis” E61 de Portugal (Product Code 0530146) já existe atualização.

Para saber em que versão você está rodando, digite no seu aparelho *#0000#. No caso do E61 (RM-89), a última versão é a 3.0633.09.04 de 20-11-06. Para alguns aparelhos, a atualização de software nem é possível, como é o caso do E62, já que isso desbloquearia o aparelho que foi comprado bloqueado na operadora.

No caso dos E61 bloqueados, pode valer a pena testar para ver se a atualização de Firmware desbloqueia o aparelho. Se alguém tiver uma experiência positiva nesse caso, me avise. Se a experiência for negativa não é minha culpa também. Faça tudo por sua conta e risco.

Para aqueles que ainda rodam no seu E61 na versão antiga do Firmware (2.xxxx.xx.xx ou 1.xxxx.xx.xx), em breve eu colocarei aqui no blog um tutorial para forçar a mudança de firmware para o do E61 de Portugal ou o Norte-Americano. Aguardem. Esse tutorial também serve para outros aparelhos, mas você precisará descobrir um product code de um aparelho que tenha o mesmo modelo que o seu e já tenha atualização.

Atenção, sempre que forem fazer atualização de Firmware no seu celular, verifiquem se a bateria está 100% carregada, se a conexão com a Internet está boa e façam um backup completo antes de fazer a atualização, já que ela apaga tudo que existe no aparelho na hora de atualizar.