Freewares de Sábado

GMail App

O cliente de e-mail em Java do GMail, é uma grande sacada do Google para aparelhos celulares.

O programa se propõe a funcionar em qualquer aparelho celular, PDA ou Pocket PC com plataforma Java instalada e parece que funciona.

Já instalei no 7610 e no E61 e já vi instalado em um E62 e num Motorola simples (sinceramente nem vi qual era o modelo do aparelho). Provavelmente, deve funcionar mesmo em qualquer aparelho com Java VM instalada.

Para baixar o programa, você deve entrar no browser do seu aparelho e digitar o endereço abaixo:

Não adianta tentar entrar no endereço pelo browser do computador para passar para o telefone, porque não há possibilidade de baixar pelo navegador do PC. O site descobre através do browser qual é a versão do programa para ser baixada, por isso você tem que entrar na página pelo navegador do celular.

Mas não se preocupe, a instalação tem apenas 173 kbytes!

Depois de baixar e instalar o programa, você precisará configurar os parâmetros da sua conta no GMail (só uma) e, a partir daí ele te traz os cabeçalhos das mensagens e chats no GTalk.

Uma coisa ótima desse programa é a velocidade de acesso às mensagens. Se você fizer uma comparação com o acesso ao GMail pelo browser do celular, vai ficar espantado. A versão Java é muito mais rápida!

Mas não espere encontrar muitas opções nesse programa 🙂

Apesar de a edição de mensagens ter sido feita para aparelhos com teclados normais (0-9*#), se você tem um aparelho com teclado QWERTY também vai conseguir usar sem problema algum. Já testei tanto com o T9 e com o teclado QWERTY e ambos funcionaram muito bem.

Já existe versão em Inglês, Francês, Espanhol e Alemão. Vamos continuar aguardando uma versão no idioma de Camões.

Celular + GPS = Nokia 6110

Na última 3GSM (Feira de tecnologia móvel que aconteceu em Fevereiro desse ano), a Nokia apresentou ao público seis novos aparelhos (E61i, E65, E90, N77, 3110 e o 6110).

Este último traz como novidade um GPS integrado, navegador Route66 e pode ser configurado para disponibilizar visualização 3D. Além disso, tem um câmera de 2Mpixels e suporte para cartões microSD de até 2GB.

A única coisa feia nesse aparelho (não podia ser outra coisa) é o preço. Lá na Europa, o valor estimado de lançamento é de €450,00 sem impostos (Equivalente a R$ 1.245,00 mais os impostos).

Seguem abaixo umas imagens do aparelho tiradas do site na Nokia Portugal.

Um review do E70, o topo de linha atual da série E

Como eu havia dito antes, pedi ao meu grande amigo Dario que fizesse um review do seu aparelho Nokia E70. Transcrevo o review abaixo, sem cortes! 🙂

Review do Nokia E70

Bem, o meu E70 eu pedi para um amigo trazer dos EUA pois só tinha vendendo no Mercadolivre por uns 50% a mais do que eu pagaria se esse meu amigo trouxesse. Quando chegou o aparelho, fiquei impressionado com a resolução da tela, maior que a do meu Treo 650, mesmo com uma tela de LCD de menores dimensões. O brilho da tela é ótimo: dá para ver bem o que aparece mesmo com a luz do Sol batendo diretamente nela. E nem configurei no brilho máximo.

Não é um dos celulares mais leves por aí, mas com certeza é bem menos pesado e mais compacto que o Treo 650 com que estava acostumado.

O aparelho tem um teclado QWERTY que se abre para uma digitação mais eficiente. Achei-o muito bom, apesar de o do meu aparelho não vir com suporte à acentuação do português. Caso tenha que escrever algum acento, o que evito, fecho a aba do teclado e uso o numérico. Depois abro de novo para terminar de digitar o texto. Estou para fazer um upgrade do firmware que, espero, resolva isso, já que a versão que eu quero instalar é a lusitana. Ainda por cima algumas teclas têm umas “perninhas” de caracteres chineses (ver FIGURA ABAIXO) para suporte ao idioma daquele país, mas que em nada interferem com a digitação na nossa língua. Não sei porque um celular comprado nos EUA veio com suporte ao mandarim, mas…


A princípio achei o pequeno joystick de navegação meio estranho por que, além de ir para os lados e cima/baixo, você pode apertá-lo como um botão para selecionar algum item. Até aí tudo bem, mas, ao fazer isso, é muito fácil ele acidentalmente se mover também e você acaba escolhendo a opção errada. Com a prática, porém, pega-se o jeito.

A câmera de 2.0 MP, um dos motivos pelo qual escolhi esse aparelho, tem uma resolução decente. Suas imagens ficam um pouco embaçadas, mas ela já quebra um galhão se você tiver esquecido a câmera “oficial” em casa. O modo noturno exige uma exposição maior, o que torna fácil borrar a imagem se você não deixar o aparelho bem parado ao apertar o botão. Não consegui tirar o som artificial de obturador que o celular toca ao tirar uma foto. Vai ver é de propósito para evitar que se tire fotos sem que outros percebam.


A qualidade do vídeo é razoável e dá para colocar no Youtube, por exemplo, embora ainda não tenha conseguido trabalhar com o formato do arquivo gerado, MP4.

O navegador web é MUITO bom, pois tem suporte a JavaScript, CSS, AJAX e Flash, entre outros. Fiquei impressionado! O navegador do Treo não chega nem aos pés. Mas ele devia armazenar as páginas visitadas em um cache, em vez de carregá-las todas de novo quando você opta por voltar na navegação. Também é comum o sistema operacional reclamar de pouca memória quando você tentar abrir o navegador após muito tempo do celular ligado. Nesse caso só desligando e ligando o aparelho. Espero que o upgrade do firmware resolva isso também.

Não gostei das opções de cliente SSH, algo que preciso usar às vezes. O PuTTY para Symbian é muito fraco se comparado com o pSSH que usava no Treo. E a Nokia deveria ter uma versão melhor do PC Suite para o E70, pois tem muitas coisas que são “genéricas” para melhor compatibilidade com outros aparelhos, tornando as funções muito básicas. Por exemplo, no celular dá para armazenar vários telefones do trabalho de um contato, mas pelo PC Suite só consigo informar um. O Palm Desktop do Treo 650 bate de 10 a 0 nesse quesito. Não custava nada também o telefone já agendar um aviso de aniversário de um contato, algo que o Palm faz automaticamente. Eu não esquecia o aniversário de nenhum dos meus amigos, fato que passou a ocorrer quando da troca de aparelho.

O Wi-fi funciona bem, com suporte a vários protocolos de criptografia. Não notei, contudo, muita diferença de velocidade no acesso comparando com o GPRS da Claro. O bluetooth eu uso para fazer sincronização e descarregar as fotos que eu tiro. Mas às vezes o Nokia PC Suite teima em não achar o celular. Aí só rebootando o XP para funcionar.

O viva-voz é bom e dá para a outra pessoa ouvir você falando do outro lado sem problemas. No Treo, o microfone fraco não ajudava muito.

A recepção do sinal é boa, mas já tive aparelhos Nokia melhores nesse quesito. Já o Treo com certeza era era pior. Quanto à bateria, dura uns 3 dias entre cargas. Como o aparelho está programado para baixar e-mails a cada 5 minutos, o que consome energia além do uso regular, então achei esse tempo bastante razoável.

No geral, é um ótimo celular, como todo Nokia, com boas funções de organizador pessoal e uma câmera que não dá vexame.

Freewares de Sábado

Essa semana descobri como usar o Nokia Internet Radio. Na verdade, ele já estava instalado no celular desde a primeira semana de uso, mas eu nunca tinha achado rádios interessantes para ele.

Até essa semana, quando eu achei o Shoutcast.com que tem a maior lista de rádios on-line que eu já vi até hoje. O site foi feito pelo pessoal da Nullsoft (isso, o pessoal do Winamp!). Nesse site você pode procurar as rádios e gravar os arquivos .pls no diretório shoutcast do seu cartão e, voilà, quando você abre o Nokia Internet Radio, ela está lá na lista de estações.

No shoutcast.com você acha rádios de qualquer lugar do mundo, inclusive daqui do Brasil. Isto é interessante porque você pode estar em qualquer lugar do mundo e ouvir a rádio da sua terra natal ou a rádio de algum lugar onde você gostaria de estar. 🙂

O primeiro passo é instalar o Nokia Internet Radio. Quem tem celulares Symbian V2 também pode instalar e ouvir rádio através de GPRS ou EDGE.

Depois você pode entrar no Shoutcast.com no próprio celular ou no computador, buscar suas rádios preferidas e depois salvar tudo na pasta shoutcast do seu cartão de memória.

Uma dica para os usuários de GPRS ou EDGE: Rádios com bitrate mais baixo consomem menos banda, e, consequentemente, consomem menos dinheiro.

Além disso, rádios com muita audiência ou pouca banda (ou as duas coisas) podem ficar fazendo buffer de dados muitas vezes e deixando as coisas mais chatas. Se você estiver usando o rádio via WiFi, procure ficar numa posição não muito longe do access point para poder manter o rádio baixando o áudio sem interrupções.

Segunda chance para o Fring

Depois de desistir de usar o Fring como cliente de Skype por causa da péssima qualidade das chamadas, ontem vi no blog SymbianV3 que o pessoal que faz o Fring andou mexendo no programa para melhor.

A primeira modificação é o fato dele poder agora ser usado como cliente SIP. Não que isso seja necessário no E61, mas para quem não tem um celular Symbian V3 (Ex.: 7610, 6600, etc.) e tem plano de dados ilimitado, é uma ótima alternativa.

Mas o objetivo desse post é falar do proxy de skype do Fring, ele realmente me surpreendeu com uma chamada perfeita, sem eco, sem picotar, com pouco atraso, realmente muito bom. Bem ao contrário das chamadas com a versão anterior.

Outra coisa legal é que já está funcionando o download por SMS. Da última vez que eu instalei o programa, eu pedi o link por SMS e estou esperando até hoje. Dessa vez, sem muitas esperanças, pedi o download por SMS (também não existe outra opção agora…) e instantaneamente chegou a mensagem com o link no meu celular.

Para mim, agora, só falta ter opção de não abrir uma chamada quando se clica no nome do contato. Toda hora eu clico no nome de alguém e já começa a tocar o MSN, Skype ou Google Talk da pessoa sem eu querer. Podiam fazer um menu quando se clicasse para você escolher se quer falar ou se quer iniciar um chat.

Deixo isso para a próxima versão 🙂

O primeiro e o último (ou melhor, atual, hehehe)

Acabei de ganhar dois presentes, dois Nokias 5180, sem baterias, pelo bem do meio-ambiente.

Fiquei contente porque esse foi o primeiro modelo de celular que eu tive e o aparelho é realmente muito bom, mesmo tendo uns 9 anos de vida.

Me lembro de ter jogado muito snakes nele (nenhum outro celular tinha jogo naquela época), além de jogo da memória e lógica. Também não era nada comum poder guardar 100 nomes na agenda.

Outra coisa do outro mundo para a época era a quantidade de toques (monofônicos, mas nada monótonos) que somavam nada mais nada menos que 40 toques, contra os 6 do Motorola Multitack.

A parte mais divertida do aparelho eram os menus em 5 idiomas (hebraico, inglês, francês, espanhol e português). Por isso, a maior diversão era deixar o telefone de um infeliz distraído em hebraico. Quase ninguém sabia voltar do menu em hebraico para o menu português.

Tirei umas fotos do E61 junto com os dois. Aproveitem!

Outra coisa que esqueci de falar, ele foi o primeiro telefone
a permitir a troca de capas com as frentes Xpress-On

Freewares de Sábado (No domingo)

Talvez o primeiro programa que eu procurei para instalar no meu 7610, e depois no E61, foi um programa de gerenciamento de arquivos, já que o File Manager que vem com o Symbian, não tem acesso às pastas do sistema nem à “ROM” do celular.

No 7610, o melhor programa que eu encontrei foi o FExplorer do Dominique Hugo (http://www.gosymbian.com/FE_download.html), mas ele não tinha ainda uma versão para o Symbian v3 do E61 e, por isso, saí à procura de um substituto para ele.

Encontrei um Shareware (Ele é quase um Freeware porque não expira, mas é shareware) chamado X-plore que é sensacional, mas pelo fato de não ser Freeware, vou deixar o review dele para outra ocasião.

O melhor Freeware que eu encontrei foi o Y-Browser que é quase tão bom quanto o FExplorer e o X-plore.

Com esse programa, você pode ter acesso a qualquer pasta de qualquer memória do Telefone, conforme a figura abaixo:


C: = Memória do Telefone
D: = Memória RAM do Telefone
E: = Cartão de Memória
Z: = “ROM” do Telefone (É Flash, mas você não pode escrever nela)



As três figuras acima mostram como você pode navegar pelas pastas
e descobrir qualquer atributo dos arquivos. Você pode também copiar, colar,
recortar, excluir, editar, etc.

Inclusive pastas do sistema.

Nokia 2310

Lançado no Brasil no final de 2006, este aparelho, na minha opinião, é o mais completo por um preço acessível por todos.

No Natal do ano passado, dei um desses de presente para a minha irmã e me surpreendi com as características do aparelho:

Características:

  • Rádio FM integrado com tecla dedicada para ativar/desativar o rádio
  • Equalizador gráfico quando o rádio está ativo
  • Fone de ouvido com microfone e botão de liga/desliga
  • Viva voz (Excelente, por sinal)
  • Display colorido com 65.000 Cores
  • Pesa só 85g
  • Dimensões: 10,3 cm x 4,4 cm x 1,7 cm
  • Teclas gravadas a laser (não sei se é bom ou ruim, mas as teclas são muito bonitas)
  • Agenda com mais de um número por contato

Ele é ideal para pessoas que estão acostumadas com o 1100 ou 3310 e querem partir para um aparelho da mesma faixa de preço e com mais recursos.

Outro público que ficará satisfeito com o aparelho é o das crianças, pois, além do rádio, ele tem toques polifônicos e Mp3 (só toques MP3 nada de músicas inteiras), ícones para cada entrada da agenda, jogos e temas para a tela.

Apesar de ser dual band (GSM900 / GSM1800) a qualidade das chamadas é excelente.

Por último, outra coisa que me chamou a atenção foi o peso do aparelho, 85g.

Seguem umas imagens dele.




E-Series e outros assuntos

Depois de quase um ano de Blog, o dono do famoso “e-series.org” anunciou no dia 8 desse mês que diminuirá a freqüência de atualização do seu blog e “tentará” mantê-lo pelo menos semanal.

A meu ver esse é (ou era) o blog mais movimentado e com melhor conteúdo sobre celulares symbian série 3. O sujeito realmente entende do assunto e tem vários aparelhos da série “E” da Nokia. Vários posts desse blog eu adaptei para cá.

Infelizmente vamos ter que procurar outra fonte de informação (ele deixou vários links de outros blogs que me pareceram muito bons) para os celulares da série “E”.

Por falar em série “E”, estou aguardando o review do E62 que estão preparando para mim, para poder fazer um comparativo entre os aparelhos E61, E62 e E70. Se alguém tiver um E50 ou outro celular da série “E”, me mande um review (de preferência com fotos) para o e-mail do flickr, para podermos fazer um review completo.

Quem sabe quando a Nokia lançar o E65, o E61i e o E90 a gente não amplia o review?

Freewares de Sábado

Nokia Wellness Diary

Como estou de dieta (lá se foram 3,3Kg) hoje vou escrever um pouco sobre o Wellness Diary da Nokia.

A idéia do programa é bem simples. No fundo ele serve como um caderninho de notas para você ir anotando diariamente os dados sobre peso, exercício, alimentação, sono, trabalho dentre outros.

Na tela inicial ele coloca os dados médios da última semana em cada um dos quesitos selecionados.

Você pode também entrar em um dos quesitos para ver o gráfico em qualquer período, conforme a figura abaixo:

O programa pode ser baixado diretamente do Nokia Research Center. Para acessar diretamente a página do programa, clique aqui.

Flicker do NokiaBR

Em primeiro lugar peço desculpas por não ter postado ultimamente no blog. Tenho estado com trabalho dobrado.

Quanto ao Flickr, estou há muito tempo para criar uma conta lá para colocar fotos dos aparelhos que eu tenho acesso e para abrir espaço para que todos possam participar do blog mandando suas fotos para mim.

O endereço do flickr do blog é http://www.flickr.com/photos/nokiabr

Já coloquei algumas fotos do meu E61 lá (que ficaram muito ruins por sinal) e vou colocando as fotos dos celulares que vocês enviarem para nokiabr76@yahoo.com.br (Alguém já tem o email nokiabr antes de mim, por isso coloquei o número depois)

Seria bom se todos pudessem mandar suas fotos informando o modelo do aparelho e de onde são (só a cidade já basta). Celulares Nokia “tunados” (envenenados e modificados) são muito bem-vindos, assim como acessórios diferentes. Celulares raros também. 🙂 Só não vale mandar fotos de celulares de outra marca.

Bom final de quinta-feira para todos e até mais.

Freewares de Sábado (No domingo)

Ontem tive um dia bastante corrido e deixei para hoje a postagem “Freewares de sábado”. Peço desculpas a quem visitou ontem o blog e não encontrou novidades. Vou tentar compensar hoje.

Mobipocket Reader:

Disponível para todas as versões Symbian (S60 V1, v2, e v3; S80 e S90), o MobipocketReader é o meu programa favorito para leitura de eBooks e RSS Feeds.

Ele é gratuito e é desenvolvido pela MobiPocket, uma livraria on-line que só vende títulos em formato eBook.

Outra característica positiva é o fato desse programa abrir arquivos .prc e .pdb do Palm, já que o programa foi desenvolvido originalmente para a plataforma PalmOS. Com, isso, se você tinha um Palm ou achou algum eBook para Palm, vai poder ler os arquivos nesse programa.

Para usar o programa, você deve baixá-lo (clique aqui ou na imagem acima) na versão do seu aparelho e na versão desktop, para poder sincronizar os RSS Feeds.

Com o MobipocketReader instalado no computador e no aparelho, você vai poder sincronizar as bibliotecas do computador com a do celular e, assim, poder ler seus livros e notícias sem precisar ficar na frente do computador.

Antes de instalar o programa, vá ao site da mobipocket e crie uma conta para você poder usar o programa e ter acesso aos títulos da livraria.

Quando iniciar o programa, ele vai te pedir para preencher os campos com o seu login e senha.

No meu caso, a tela inicial ficou assim. Quando o celular foi conectado via USB ele apareceu ao lado do “ícone” do computador.

Depois baixei a lista dos meus RSS e sincronizei com o celular. Veja os screenshots do computador e do celular.

No computador:

No celular:

Ao ler e-books, você pode selecionar trechos do texto com a tecla “9” e o Joystick. Caso queira selecionar mais de uma palavra, use a tecla shift.